/  Tudo sobre o mar   /  Truques e dicas   /  Como escolher peixe congelado?

Como escolher peixe congelado?

Como escolher peixe congelado?

Comprar peixe congelado no supermecado nem sempre é tarefa fácil, sobretudo para quem não é entendido no assunto. Contudo, existem algumas dicas facéis e rápidas que podemos adotar, para não falhar na hora de escolher o pescado certo.

Confira abaixo todos os parâmetros que devem ser analisados para fazer a melhor escolha possível na hora de comprar peixe congelado.

4 dicas essenciais para comprar peixe congelado corretamente:

1. ATENÇÃO À EMBALAGEM

O estado da embalagem é um dos aspetos mais importante a ter em conta na hora de escolher o peixe certo. Para que o pescado esteja devidamente em condições, a embalagem do pescado deve estar hermeticamente fechada. Só assim se evita contaminações, deterioração ou desidratação.

2. CUIDADO COM O GELO

A embalagem também não deve conter gelo solto, uma vez que pode significar que existiram variações de temperatura, desde que o produto foi embalado até chegar às mãos do consumidor. Este facto pode indicar que o peixe perdeu parte das suas características base, podendo, por isso, não estar nas melhores condições para consumo.

3. CONSIDERE A VIDRAGEM

A vidragem é outro a aspeto a notar para uma correta avaliação do pescado. O peixe deve ter a cor característica da espécie à qual pertence e estar envolto numa camada de gelo fina e homogénea. Porém, é importante lembrar que o peixe excessivamente vidrado deve ser evitado.

4. DÊ IMPORTÂNCIA À COR

A cor é um aspeto fundamental no pescado. Observe as extremidades: não devem estar secas, nem tão pouco amareladas. Extremidades com essas características podem ser sinais indicativos de desidratação e, consequentemente, mau estado do pescado.

De facto, são vários os aspetos a ter em conta na hora de comprar pescado. Porém, é essencial que use e abuse destas dicas na hora de avaliar o estado do peixe, para que compre com qualidade e segurança.